(51) 99860-6532 | (51) 99855-8133 | (51) 99583-4600   coomafitt@hotmail.com  

Notícias

  • Todas Notícias
  • Mercado
  • Cooperativismo
  • Eventos
  • Coomafitt
  • Agroecologia
  • Mulheres
  • Juventude
  • Turismo Rural
05.12.2017 | Publicador por: Administrador | Cooperativismo RedeCoop ganha prêmio do parlamento gaúcho

A Associação da Rede de Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (RedeCoop) começou a funcionar há poucos meses e já foi reconhecida como importante ação para impulsionar o desenvolvimento agrário no Rio Grande do Sul. O reconhecimento foi oficializado com a entrega, nesta segunda-feira (4), do Prêmio Folha Verde da Assembleia Legislativa gaúcha, na categoria Desenvolvimento Agrário.

Para o presidente da Rede, Marcos Regelin, o reconhecimento da Assembleia incentiva a organização: “Quero dedicar este Prêmio a todos as agricultoras e agricultores, que estão nas cooperativas da Rede, encarando o desafio, de entregar alimentos altamente perecíveis para as políticas públicas de compras institucionais. Precisamos ressaltar que o trabalho da RedeCoop tem permitido que os alimentos produzidos no interior do estado cheguem até, por exemplo, os restaurantes da universidade federal, na capital”.

Regelin ainda destacou o longo trabalho de organização da Rede. “Devemos muito as parceiras como a Emater e a todos os que tem nos ajudado na busca por mais políticas públicas e oportunidades para os agricultores familiares”. O presidente da RedeCoop também ressaltou o compromisso da Rede em entregar alimentos de alta qualidade para as chamadas públicas.

Já o deputado estadual Adolfo Brito, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia, lembrou que o Prêmio é um reconhecimento do esforço de desenvolvimento das mulheres e homens do campo. “O nosso estado tem uma grande tradição e força no campo, mais de 40% do nosso PIB vem do meio rural e a Assembleia é uma parceira deste esforço para o desenvolvimento de nosso estado”, destacou durante o ato de entrega.

Sobre a Rede

Fundada em julho de 2017, a RedeCoop articula 42 cooperativas, que representam mais de 12,5 mil unidades produtivas presentes em 30 municípios do Rio Grande do Sul. O principal objetivo da Rede é promover a intercooperação ao conectar cooperativas da agricultura familiar, assentamentos da reforma agrária, comunidades quilombolas e empreendimentos da economia solidária do estado para abastecer mercados institucionais (compras públicas) e privados com alimentos de qualidade.

A RedeCoop atua na integração da produção dos seus associados e organiza a distribuição de alimentos aos mercados consumidores, o que amplia a capacidade para atender as demandas e otimiza o processo de logística das cooperativas envolvidas. Isso significa investir em cadeias curtas de comercialização, na venda direta do agricultor ao mercado consumidor final, incentiva o desenvolvimento local e assegura a qualidade nutricional dos produtos.

Prêmio Folha Verde

O Prêmio Folha Verde reconhece desde 1995, ações e organizações que promovem e incentivam o desenvolvimento rural do estado. Dividido em doze categorias - agrícola, pecuário, florestal, cooperativas agrícolas, trabalhadores rurais, rural, propriedade agropecuária modelo, mídia agrícola, desenvolvimento agrário, público agropecuário, agricultura ecológica e agricultura familiar – o prêmio é uma iniciativa da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa.

Em 2017, além da RedeCoop, o prêmio também contemplou nas categorias:

​Agrícola: Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária - Cresol Central SC/RS

Pecuário: Laboratório de Leite da Univates.

Florestal: Celulose Riograndense – CMPC.

Cooperativas Agrícolas: Cooperativa Agropecuária e Industrial – Cotrijal.

Trabalhadores Rurais: Associação da Juventude Rural de Arroio do Tigre – Ajurati.

Rural: Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas – Agefa.

Propriedade Agropecuária Modelo: Casa Popular Eficiente e Centro de Aprendizagem para as Energias Renováveis e Geração Descentralizada.

Mídia Agrícola: Lizemara de Araújo Prates, apresentadora e editora do Programa Agroband, do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Público Agropecuário: Embrapa Clima Temperado / Pelotas.

Agricultura Ecológica: Associação Regional de Produtores Agroecologistas da Região Sul – Arpasul.

Agricultura Familiar: Cooperativa das Atividades Agroindustriais e Artesanais do Pacto Fonte Nova Ltda. - Cooper Fonte Nova.

 
Fotos de Ubirajara Machado - 4Cabeças