(51) 99860-6532 | (51) 99855-8133 | (51) 99583-4600   coomafitt@hotmail.com  

Notícias

  • Todas Notícias
  • Mercado
  • Cooperativismo
  • Eventos
  • Coomafitt
  • Agroecologia
  • Mulheres
  • Juventude
  • Turismo Rural
20.03.2019 | Publicador por: Administrador | Mulheres IV Encontro de Mulheres da Coomafitt

O reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas mulheres que integram a Coomafitt foi o tema central das atividades do IV Encontro de Mulheres da Coomafitt, realizado ontem(19) em Itati no Salão Sadi Brusch Klippel. Na organização, Micheli Bresolin, que era coordenadora de produção e assumiu no dia 13 de março, a vice-presidência da cooperativa, Amanda Schwanck e Geise Sparremberger, que também estão na direção, nas áreas administrativa e financeira, respectivamente.
Em muitas famílias associadas, além das diversas atividades que as mulheres assumem nos cuidados com a casa e com a família, elas também são responsáveis pelo cultivo, produção e comercialização dos alimentos. O trabalho da mulher no campo é muitas vezes invisibilizado e caracterizado como ajuda, quando na verdade acabam demandando jornada dupla ou tripla, incorporando muito mais responsabilidades que os demais membros da família, destacaram as técnicas da Emater-RS/Ascar Mariana Camargo (unidade Terra de Areia), Marineli Meliga (unidade Itati) e Luciana Muszinski (Unidade de Cooperativismo), que também participaram da organização do Encontro.

"Essa cultura já está sendo modificada ao longo do tempo, mas precisamos agir também em nossas casas e em todos os espaços que ocupamos. As tarefas domésticas precisam ser compartilhadas entre o casal. Não se trata de ajuda e sim de dividir as tarefas e cuidados com os filhos", destacou Marineli.

Além de debates como este, o evento proporcionou às mulheres atividades de cuidados com a pele e valorização da autoestima com a oficina de maquiagem feita por Lorrani Brehm e com a aula de zumba ministrada por Wanessa Klein, além de sorteio de brindes ao som de voz e violão do músico Jotta Léo. A vice-presidenta Micheli falou do planejamento das ações de integração das mulheres da Coomafitt para este ano: "temos uma relação de cursos e oficinas de qualificação que podemos desenvolver ao logo de 2019, queremos saber quais as prioridades de vocês. Por isso estamos pedindo que respondam o formulário”.

De acordo com a maioria das mulheres, as próximas oficinas serão: produção de sabonetes artesanais e aproveitamento integral dos alimentos e artesanato. “Sabemos da dificuldade que todas têm de participar de momentos como estes mas precisamos ter espaços só nossos e praticar atividades de integração”, acrescentou Micheli.
Na opinião geral das participantes do Encontro, a Coomafitt vem, ao longo dos anos, fortalecendo os espaços das mulheres da agricultura familiar e na gestão da cooperativa e os encontros anuais são fundamentais para que haja essa troca e convergência de energia. “Juntas somos mais fortes”, ressaltou Micheli.

Corroborando com as palavras de Michelli, Dona Celi Machado, agricultora associada da Coomafitt há mais de 10 anos, emocionou a todas com depoimento forte e contundente: "A Coomafitt foi onde eu ganhei espaço. Não desde o início, mas isso foi evoluindo. Foram percebendo que nós mulheres somos tão importantes quanto os homens. Hoje, me sinto extremamente valorizada aqui dentro."

Texto: 4Cabeças Comunicação e Tecnologia

Foto: Ubirajara Machado/4Cabeças Comunicação e Tecnologia