(51) 99860-6532 | (51) 99855-8133 | (51) 99583-4600   coomafitt@hotmail.com  

Notícias

  • Todas Notícias
  • Mercado
  • Cooperativismo
  • Eventos
  • Coomafitt
  • Agroecologia
  • Mulheres
  • Juventude
  • Turismo Rural
26.05.2022 | Publicador por: Administrador | Juventude Intercâmbios da Juventude Cooperativista
𝗜𝗻𝘁𝗲𝗿𝗰𝗮̂𝗺𝗯𝗶𝗼𝘀 𝗖𝗼𝗼𝗽𝗲𝗿𝗮𝘁𝗶𝘃𝗶𝘀𝘁𝗮𝘀 𝗲𝘀𝘁𝗿𝗲𝗶𝘁𝗮𝗻𝗱𝗼 𝗿𝗲𝗹𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝗲 𝗰𝗿𝗶𝗮𝗻𝗱𝗼 𝗻𝗼𝘃𝗮𝘀 𝗽𝗲𝗿𝘀𝗽𝗲𝗰𝘁𝗶𝘃𝗮𝘀.

Os intercâmbios possibilitam que a partir da percepção de outras realidades nossos horizontes sejam aumentados. A troca de ideias, saberes, objetos, culturas, etc, que geralmente estão presentes em intercâmbios fazem com que todos os envolvidos encontrem novas soluções para suas realidades, percebam suas semelhanças e diferenças e unidos, compreendam seu potencial como classe, movimento ou organização. É essa busca por saber e por compartilhar que caracteriza um intercâmbio. Para além disso, o cooperativismo solidário busca fortalecer todas as cooperativas presentes em suas redes, podendo o intercâmbio atuar nesse sentido a partir de ações presenciais e virtuais.

De Março a Abril de 2022 a juventude cooperativista da agricultura familiar pode vivenciar o cooperativismo de maneiras diferentes, a jovem agricultora e cooperada Catriane Silva representou a Coomafitt no intercâmbio entre os agricultores do Litoral Norte Gaúcho e o Programa de Desenvolvimento Local do Agreste da Paraíba, já a jovem agricultora e cooperada Daniela Flores pôde participar do encontro de juventudes e mulheres representantes das centrais filiadas à Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias) representando a juventude Unicafes (União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária) em Brasília. Além disso, a Coomafitt recebeu um grupo de jovens de cooperativas associadas a Coopercentral do Vale do Ribeira - SP, que conheceram a cooperativa e fizeram o roteiro Caminho dos Alimentos.

Não é de hoje que a Coomafitt vem dando voz e vez para a juventude, a cooperativa conta com uma equipe de jovens coordenando os processos administrativos e logísticos há alguns anos. O curso de Agricultura Familiar e Políticas Públicas ofertado pela COOMAFITT em parceria com a UFRGS Litoral Norte no ano de 2019, resultou em uma maior aproximação de jovens da comunidade, um exemplo visível é a prestação de serviços do jovem Daniel Zanotti, filho de agricultores cooperados que se aproximou da cooperativa por meio do curso e hoje trabalha no centro logístico da Coomafitt em Terra de Areia.

A jovem Catriane Silva também se aproximou da cooperativa durante esse mesmo curso, logo após sua formatura a jovem buscou trabalhar na Coomafitt e atualmente gere os processos internos atuando em diversos setores. No mês de abril de 2022, Catriane foi escolhida pela Coomafitt para representar a cooperativa em um intercâmbio entre a Regional Sindical Litoral e o Programa de Desenvolvimento Local do Agreste da Paraíba que concentra sua ação em 13 municípios compreendidos pela área de abrangência do Polo Sindical e das Organizações da Agricultura Familiar da Borborema.

O Programa assessora redes de inovação agroecológica que articulam mais de cinco mil famílias agricultoras do Território da Borborema. A jovem teve a oportunidade de conhecer as estratégias que visam promover o desenvolvimento rural na região por meio da agroecologia. O projeto está empenhado em apoiar intercâmbios, é visível os frutos que já vem dando, seja em seu território ou nos locais que conheceram a iniciativa.

A jovem Daniela Flores conheceu a Coomafitt no ano de 2019 por meio do curso citado anteriormente e a partir daí, orientou seus pais a se associarem. No ano de 2021 e 2022 a jovem atuou e atua como assessora de comunicação da cooperativa e coordenadora estadual da juventude Unicafes (União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária). Por conta disso foi convidada pela Unicafes Nacional para ser uma representante no encontro de juventudes e mulheres das centrais filiadas à Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias) – Unicafes Nacional, Unisol Brasil, Concrab e Unicatadores.

O encontro aconteceu em março de 2022 em Brasília e contou com a presença de representantes das 4 organizações, unidos, eles construíram coletivamente documentos que trazem propostas de articulação e mobilização dos grupos em toda a Rede Unicopas. O encontro pode também ser considerado um intercâmbio pois teve como objetivos estreitar laços e fortalecer ações de intercooperação em todo o Brasil, por meio da troca de ideias e da construção em conjunto. A própria juventude em sua carta de princípios e propostas demanda a realização de intercâmbios de troca de conhecimento, experiências e vivências, mostrando como o tema é relevante para a juventude cooperativista.

Nesse sentido, a Coomafitt organizou juntamente com a Coopercentral do Vale do Ribeira – SP, um intercâmbio cooperativista, onde jovens de cooperativas que estão localizadas nos municípios de Eldorado, Iporanga, Juquiá, Miracatu, Registro e Sete Barras puderam fazer o roteiro Caminho dos Alimentos da Coomafitt. Treze jovens de 15 a 32 anos se deslocaram de São Paulo até o Rio Grande do Sul para conhecer a metodologia de trabalho da Coomafitt e suas extensões. O grupo teve a oportunidade de se integrar nas dinâmicas do turismo rural e cooperativista, onde conheceram a sede e o centro logístico da Coomafitt, foram informados sobre a história da cooperativa, sua trajetória e seu trabalho atual.

Também conheceram pontos turísticos da região e propriedades dos associados, onde almoçaram, fizeram trilhas e, principalmente, dialogaram com os produtores de alimentos. Além disso, o grupo pôde conhecer alguns parceiros da Coomafitt, tanto a UFRGS Litoral Norte, quanto a central de cooperativismo da Emater, além de prefeitos e a nutricionista Samanta Sparremberger, responsável pela lei municipal de uso de 100% do recurso do FNDE destinado à merenda para compras diretas da agricultura familiar.

Ao conhecerem a Coomafitt, os jovens da Coopercentral do Vale do Ribeira puderam aumentar suas perspectivas de trabalho e lazer, pois por mais que todas sejam cooperativas da agricultura familiar, a realidade local e os métodos de trabalho possuem diferenças. Foi e é perceptível que por possuírem muitas semelhanças podem contribuir umas com as outras, fornecendo ideias, inovações, propondo ações em conjunto, etc. Os intercâmbios cooperativistas auxiliam a encontrar soluções para problemas locais e prover soluções para quem busca de fora, além de fortalecer os processos que já estão em andamento, pois aproximando pessoas e cooperativas se realiza a intercooperação, um modo de atuação presente e prezado pelo cooperativismo que visa unir forças para chegar a um objetivo comum.

A juventude mais do que qualquer outro público é interessada pelo conhecimento e pela mudança, visto isso, é essencial que cooperativas, centrais, organizações e movimentos promovam encontros de trocas de ideias, experiências e vivências. A Coomafitt se tornou uma referência na participação da juventude e continua alimentando sua atuação com oportunidades, priorização, valorização dos jovens cooperados e também filhos e filhas de cooperados. O futuro do cooperativismo e da agricultura familiar depende das nossas ações no presente, para isso a participação e mobilização da juventude em torno das nossas bandeiras de luta é essencial. Façamos do futuro o agora.

 

Fonte Imagem 1:Unicopas

Fonte Imagem 2: Regional Sindical Litoral

Fonte Imagem 3: (10) CooperCentral VR - Vale do Ribeira | Facebook

Texto por Daniela Flores, Comunicação Coomafitt.