(51) 99860-6532 | (51) 99855-8133 | (51) 99583-4600   coomafitt@hotmail.com  

Notícias

  • Todas Notícias
  • Mercado
  • Cooperativismo
  • Eventos
  • Coomafitt
  • Agroecologia
  • Mulheres
  • Juventude
  • Turismo Rural
10.02.2022 | Publicador por: Administrador | Mercado Coomafitt realiza Planejamento de 2022 para o seu Centro de Distribuição em Porto Alegre.

No dia 03 de Fevereiro representantes da Coomafitt se reuniram com representantes da RedeCoop e da unidade de cooperativismo da Emater RS para planejar ações do Centro de Distribuição da Coomafitt em Porto Alegre.

 

 

Estiveram presentes no planejamento a presidenta da Coomafitt Micheli Bresolin, o vice-presidente Bruno Justin, os membros da diretoria Michel Lara de Oliveira e Juscelia do Santos, e o coordenador de logística e expedição Adiecson Gross Bobsin. Assim como Marcelo Cotrim e Cláudio Degrazia representantes da Unidade de Cooperativismo (UCP) da Emater, e Charles Lima e Giovani Vargas coordenadores da Associação da Rede de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (RedeCoop).

Segundo o coordenador de logística e expedição do Centro de Distribuição da Coomafitt, o planejamento feito no ano de 2021 foi realizado com sucesso e apesar da pandemia e a consequente estagnação de alguns mercados institucionais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), chegou a superar as metas estabelecidas. Foram construídas diversas parcerias entre as cooperativas, fomentando a agricultura familiar e a intercooperação.

De acordo com Adiecson a Coomafitt vinha a alguns anos com o faturamento estagnado e a estratégia do Centro de Distribuição em Porto Alegre foi importante para dar condições e capacidade de ampliar o trabalho, principalmente na logística e distribuição de alimentos. Adiecson afirma que “neste planejamento que fizemos as perspectivas são muito boas para 2022, vários projetos já estão em andamento”.

Segundo o representante da Unidade de Cooperativismo (UCP) Marcelo Cotrim esse planejamento é um processo muito importante. De acordo com o mesmo, a UCP da Emater acompanha esta estratégia desde a formação do Centro de Distribuição da Coomafitt no ano passado, tendo a RedeCoop e as demais cooperativas envolvidas como suas grandes parceiras.

Nas palavras de Marcelo: “A Emater busca sempre aprimorar seus serviços junto as cooperativas, sendo a Coomafitt e a RedeCoop de certa forma unidades de referência no cooperativismo gaúcho e reconhecidas a nível estadual e nacional”. A Coomafitt é acompanhada pela Emater e mesmo sendo uma cooperativa expoente busca sempre a participação em políticas públicas, como os serviços de extensão rural que as Aters prestam de forma pública e gratuita aos agricultores e agricultoras familiares do Rio Grande do Sul.

 

A Coomafitt conseguiu ampliar seu faturamento no ano de 2021, ampliou mercados e com a melhora dos processos logísticos, prestação de serviços e busca de mercados através do centro de distribuição possui uma projeção de crescimento para o ano de 2022.

Para Charles Lima, o ano de 2021 foi importante para a consolidação de estratégias para o espaço logístico e também para a RedeCoop no estado do Rio Grande do Sul. Diversas cooperativas estão operando atualmente no Centro de Distribuição, ultrapassando o planejamento e a projeção feita no ano passado. De acordo com Charles a perspectiva para este ano de 2022 é expandir e qualificar o trabalho com as cooperativas para fortalecer a agricultura familiar através da intercooperação.

O vice-presidente Bruno Justin ressalta a importância da RedeCoop no processo de articulação para que seja feito o compartilhamento logístico entre as cooperativas que participam de uma comercialização no mesmo município, de acordo com o mesmo “a RedeCoop é como um espaço onde as cooperativas se reúnem e fazem esta discussão do processo operacional de execução dos projetos como compartilhamento logístico, parcerias comerciais etc. E isso é fundamental para dar viabilidade para que o processo operacional se torne viável”.

A presidenta da Coomafitt Micheli Bresolin conclui que a parceria com a RedeCoop possibilita o escoamento da produção de várias cooperativas do estado, e que o planejamento do Centro de Distribuição é importante para a organização das ações da Coomafitt pensando no desenvolvimento não só da filial mas da cooperativa como um todo. Nas palavras de Micheli: “Precisamos estar sempre inovando, ampliando nossos espaços e fazendo parcerias”.

O Centro de Distribuição da Coomafitt se mostra um importante ponto logístico para todas as cooperativas da agricultura familiar do estado, atuando em parceria, promovendo a distribuição de alimentos com um menor custo operacional, e fortalecendo espaços de debate e comercialização como a RedeCoop, assim mostrando como a intercooperação pode transformar a realidade e fazer com que todos cresçam juntos.