(51) 99860-6532 | (51) 99855-8133 | (51) 99583-4600   coomafitt@hotmail.com  

Notícias

  • Todas Notícias
  • Mercado
  • Cooperativismo
  • Eventos
  • Coomafitt
  • Agroecologia
  • Mulheres
  • Juventude
  • Turismo Rural
17.01.2018 | Publicador por: Administrador | Cooperativismo Coomafitt, CAAF e Coperav criam centro de distribuição na Região Metropolitana

 

A Coomafitt se uniu a outras duas cooperativas – Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul (CAAF) e Cooperativa dos Produtores Orgânicos da Reforma Agrária de Viamão (Coperav) – para criar um centro de distribuição de alimentos da agricultura familiar na Região Metropolitana de Porto Alegre. O objetivo é promover qualidade nas entregas da região, com boa conservação dos alimentos e segurança para os agricultores no atendimento ao mercado institucional e privado da capital e de municípios vizinhos.

Dirigentes das três cooperativas encontraram-se nesta quarta-feira (17) em Canoas, onde funciona o centro de distribuição que iniciou as operações em 450m² próximo à margem da BR-116, no bairro Niterói. O local também é a nova sede da RedeCoop. Na ocasião, o coordenador da Rede, Charles Lima, destacou que é preciso unificar o volume de produção e o mix de produtos para disputar licitações e, também, buscar o mercado privado. “Estamos somando forças. Estas três cooperativas já possuem uma relação de confiança que amadureceu ao longo do ano passado”, esclarece. “Estamos acostumados com a cooperação entre nós, agora ela será aprofundada”, concluiu o presidente da Coomafitt, Rodrigo Wolff.

Juntas, as três cooperativas possuem cerca de 600 famílias associadas e fornecem produtos para grande parte do estado por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e outros órgãos públicos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). As entidades, porém, encontram dificuldade em atender o mercado institucional na região metropolitana por conta da distância da capital e dos problemas que envolvem o transporte de hortifrutigranjeiros, que devem chegar frescos às instituições.

Desafio de expandir mercados

De acordo com o presidente da RedeCoop – que congrega 40 cooperativas de todo o estado -, Marcos Regelin, o desafio das cooperativas do interior é tornar a logística mais fácil para que os produtos cheguem na Região Metropolitana com a mesma qualidade de quando foram colhidos. “Com hortifrutigranjeiro é assim: estragou, bota fora. Não tem produto químico, é in natura. Por isso, precisamos ganhar tempo”, destaca ao lembrar que a sede da RedeCoop também vai funcionar junto ao Centro de Distribuição.  “A gente acredita nessa proposta e nesse trabalho (do centro de distribuição), pois a região está desassistida desses produtos”, completou o presidente da Coperav, Huli Zang.

Segundo o coordenador estadual de cooperativismo da Emater/RS-Ascar, Francisco Manteze, as cooperativas da agricultura familiar do estado faturaram, em 2016, R$ 75 milhões com o mercado privado e apenas R$ 42 milhões com o mercado institucional, o que, para ele, comprova o potencial do mercado privado. “Vocês têm um longo caminho, que está aberto, para procurar espaço. É preciso ter planejamento estratégico e oferecer produtos da agricultura familiar e orgânicos para ambos os mercados”, ressaltou Manteze, durante a reunião.